quarta-feira, 9 de abril de 2008

O Ano Zero...

No inicio desta época desportiva muitas vozes célebres se elevaram, verdadeiramente embriagadas em promessas “de que este ano é que é”, “a melhor equipa dos últimos vinte anos” e “para breve uma final europeia”, como que detentoras da verdade absoluta, espelhadas na idoneidade de uma senhora que passou a ser escritora, abusaram e julgaram em praça pública as personagens indiciadas no processo apito dourado. Passado o período de turbulência de escrever, ou ajudar a escrever o prefácio, ou o livro todo… já era hora de embandeirar em arco, o tal ano zero, o ano do agora é que vai ser… Ávidos em propagandear a brilhante gestão financeira, confiantes na relação promíscua com a comissão disciplinar da liga, Camacho na calha a fazer sombra ao Engenheiro e os cristais embalados para presentear as visitas… está preparada a época desportiva. Este ano é que vai ser…
Mas não foi! Afinal, no propagandeado Ano Zero o campeão foi o mesmo, apenas com uma diferença, deixou a mediocridade da concorrência directa a quase vinte pontos de atraso e ainda faltam jogar cinco jornadas… A desproporcionalidade das palavras iniciais medem-se quando as figuras mais representativas da caça às bruxas, encabeçadas pelo seu timoneiro, atiram a responsabilidade do insucesso desportivo para alegados erros de arbitragem, colocando em causa a verdade desportiva, em vez de humildemente reconhecerem a força indiscutível do campeão e dos tiros nos próprios pés. Afinal, não me lembro de ter sido o senhor que traja de preto a vender o Simão e o Manuel, a comprar uma armada argentina que poucos minutos jogou, a trair o engenheiro e a fazer da sua principal figura um director desportivo antes do tempo, enfim a entreter os sócios, adeptos e simpatizantes. Estes sim, por tanto serem enganados deveriam chamar a judiciária. Este ano é que ia sendo…
Foi o ano zero… Zero corrupção, zero títulos e zero condenações precoces, atentem que ainda haja quem respeite a presunção da inocência neste país.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pro ano é que vai ser!! He,he...
P.S. Tirem-me a venda...