terça-feira, 15 de maio de 2012

Missão Impossível

Era uma vez, uma estação espacial europeia que lançou no espaço um foguetão para realizar alguns testes relacionados com a capacidade de gestão, em cenários de crise.
Assim, enviou para o espaço e em condições desfavoráveis, dois macacos e um humano, que para evitar obsessivas comparações com a realidade chamar-lhe-emos Gasparzinho!
Deste modo e com alguns dias rotineiros e atarefados no espaço, na tentativa de estabilizar a “crise”, recebem os passageiros uma mensagem:

- Daqui fala a directora da estação espacial! Repito, daqui fala Angela, a vossa Directora.
Gasparzinho «vagarosa», mas obedientemente responde:
- Bom dia Sra. Merkel, escuto.
Após cumprido o protocolo e as formalidades espaciais, a directora descreve a lista de tarefas para a próxima missão…
- Macaco número um, por favor carregue nos botões 27, 32, 54 e 78.
- Macaco número dois, por favor carregue nos botões 12, 17, 56 e 89.
- Gasparzinho… Já sei, já sei Sra. Directora: - dou de comer aos macacos e não mexo nos botões…

Qualquer comparação com a realidade é mera coincidência e reserva-se o autor deste texto no direito de não trocar o Foguetão por um qualquer Submarino "Tridente", suspenso da maioria das operações militares por «limitações operacionais», que trocado por miúdos significa, sem dinheiro para combustível depois dos cortes na marinha.
Voltando ao Foguetão… conclusões preliminares atestam que a macacada tem trabalhado para remediar o cenário de crise, para o qual não contribuíram mas lestamente foram chamados a solver. Assiste-se a uma instabilidade com origem nos roubos aos “amendoins”, sistematicamente planeados e cabalmente aplicados pelo Gasparzinho que irresponsavelmente mexeu nos botões. Observam e examinam incrédulos os cientistas a passividade da macacada, nesta República das Bananas…

Sem comentários: