segunda-feira, 7 de maio de 2012

A "minha" Verdade Desportiva!

Falar de Verdade Desportiva é cair sistematicamente no lugar-comum dos erros de arbitragem, meios tecnológicos e “campeonatos da verdade”, direccionados que somos constantemente pelas presunções e convicções dessa nova classe laboral, os “fazedores de opinião”, reprimidos a uma qualquer cor clubística e/ ou qualquer outro “superior” interesse.
A “falácia”, a “premeditação” e a “má-fé”, são argumentos de um “Futebolês” atrevido que para justificar incompetência e falta de “Fair-Play”, sistematicamente envereda na redundância do prejuízo em casa própria contrapondo eventuais benefícios concedidos aos vizinhos, que no final de uma longa competição, se anulam nos pratos da balança. Reconhecendo a importância do futebol no contexto nacional, mobilizando um número significativo de sujeitos, há muito que deixou de ser apenas uma prática desportiva e um divertimento para ser observado como um meio gerador de negócios, esmaecendo e diminuindo o espírito desportivo, os princípios éticos e uma filosofia moral dignificante.
Mas há mais Desporto para além do futebol… ainda que com menos visibilidade, também sofre com a adulteração do juízo de apreciação que distingue o bem e o mal, o comportamento correcto e o incorrecto, caminhando a passos largos para a degradação das directrizes éticas, pelas quais o homem deveria reger o seu comportamento, tendo em vista uma filosofia moral respeitável.
Observar estritamente todas as regras, nunca cometer deliberadamente uma falta, respeitar o árbitro, reconhecer com dignidade a superioridade do adversário na derrota, aceitar a vitória com modéstia e sem ridicularizar o seu adversário, reconhecer a boa actuação e os bons desempenhos do seu adversário, querer competir na igualdade com um oponente, manter a dignidade em todas as circunstâncias e recusar ganhar através de meios ilegais, são os pressupostos de sustentação de um Espirito Desportivo presentemente moribundo e sem lugar num mundo desportivo elitizado e de minorias, refugiadas no profissionalismo e no rendimento.
Competir na igualdade com um oponente deveria ser o supra-sumo do desportista tipo, pois todos os factores que alteram esta premissa, e esses muito menos compreensíveis, contribuem decisivamente para a ausência da famigerada Verdade Desportiva.
De que forma a acção premeditada de tomar substâncias ilícitas que alteram o rendimento desportivo (doping) contribui para a Verdade Desportiva? Ordenados principescos que passam a ordenados em atraso, num piscar de olhos! Uma instituição que contrata desportistas (em princípio melhores), com os quais depois não consegue honrar compromissos, apresentando orçamentos irrealistas e impossíveis de cumprir, está desde logo a contribuir directamente para uma competição desleal, injusta e desvirtuada. Como podem competir em igualdade, instituições que contribuindo para a competição com o mesmo número de jogos disputados, não recebem depois os mesmos dividendos provenientes das transmissões televisivas? Concordo que quem mais e melhor contribui para o espectáculo desportivo obtenha mais lucros, mas então proteja-se também quem obtém resultados desportivos, em detrimento da velha máxima do clube grande e do número de sócios e simpatizantes. Quantos de nós já não assistiram, tomando o desporto rei como exemplo, a equipas realizarem uma primeira volta de competição soberba e depois, não tendo como igualar aliciamentos e propostas de ordenados aos seus atletas, os vêm partir e reforçar planteis de outras paragens? Para não falar de financiamentos e subsídios autárquicos, delapidando o erário público em nome de uma tal insularidade... Estas situações são bastante mais graves e muito menos desculpáveis que qualquer decisão ou erro de arbitragem…
De dirigentes a praticantes, passando inevitavelmente pelo adepto e simpatizante consumidor, confrontamo-nos com inusitada assiduidade com trejeitos, posturas e procedimentos, capazes de lançar sombras de dúvida, descredibilizando as diferentes actividades desportivas. Ganhar é, por norma, o mais importante… o único objectivo que importa atingir!

Sem comentários: